tijoloportijolo

#ficahaddad

Posted in Uncategorized by tijoloportijolo on 01/10/2016

coracao_sp.png

Meu querido pai, em 1989, eu votei pela primeira vez. Era a primeira eleição direta para presidente, após 20 anos de ditadura. Com pouca consciência política, estava insegura em quem votar. Acabei decidindo votar 13, após ler uma carta que você nos escreveu, explicando o projeto do partido de inclusão social. Mais de 25 anos depois, nós experimentamos a alegria e a tristeza de ver o Partido dos Trabalhadores chegar ao poder e deixar de lado todo seu discurso ético pela sua manutenção no poder.

Há três eleições eu voto em branco por não me identificar com nenhum candidato, partido ou proposta de governo, mas amanhã vai ser diferente. Vou votar com convicção e queria dividir com você os principais motivos pelos quais eu quero a permanência de Fernando Haddad na prefeitura de São Paulo.

Em primeiro lugar, a gestão de Fernando Haddad foi muito além do projeto de redução de velocidade e da implementação de ciclovias, aspectos que seus adversários e os anti-petistas não cansam de metralhar. Nos dois primeiros anos de governo, a prefeitura trabalhou duro para implementar o processo participativo de revisão do Plano Diretor Estratégico e aprovou em 2012 um plano ultra contemporâneo que deve reger o desenvolvimento da cidade nos próximos 16 anos. Foram centenas de audiências públicas, seminários e oficinas, com a participação de cerca de 25 mil pessoas para chegar a um plano de desenvolvimento integrado que aborda a mobilidade urbana, moradia, o desenvolvimento econômico e o meio ambiente.

O principal objetivo desse plano é tornar SP uma cidade mais humana. O sonho de Haddad é que “Todas as pessoas que morassem em São Paulo, ao sair de sua residência, continuassem a se sentir em casa”. Isso quer dizer reduzir as distâncias físicas e sociais, respeitar as diferenças e ampliar o direito que todo o indivíduo deve ter de viver a cidade.

Com mais de 12 milhões de habitantes, grande parte dos paulistanos mora na periferia e gasta até 6 horas para ir e vir de casa para o trabalho todos os dias. A nova lei de zoneamento estimula o crescimento da cidade nas proximidades do transporte público (linhas de trem, metrô e corredores de ônibus) e reforça a criação de Habitação de Interesse Social em áreas bem localizadas. Isso quer dizer, pela primeira vez, oportunidades reais de pessoas de baixa renda morarem mais perto de seus empregos. O projeto de mobilidade urbana, deixa de reverenciar o automóvel e se alinha com as principais cidades do mundo, como Nova York, Londres e Paris. Reduzindo os limites de velocidade, aumentando as faixas exclusivas de ônibus e estimulando outros modos de deslocamento, como a bicicleta. Sem contar a criação de parques, abertura de importantes ruas e avenidas aos domingos para o uso exclusivo de pedestres e ciclistas e ações nas áreas de meio ambiente, educação, e saúde, que antes de dizer que não existiram, pesquise um pouco e descubra que foram feitos avanços. E, ainda por cima, Haddad fez tudo isso reduzindo a divida da prefeitura pela metade, e recuperando R$ 278 milhões para os cofres  públicos com ações anticorrupção.

Não sou ingênua a ponto de achar que esse seja um governo perfeito, mas como disse meu amigo Ken Fujioka, Haddad fez “acertos importantes e erros corrigíveis”.  Também questiono o partido que ele faz parte, a coalisão Haddad & Chalita e os possíveis apoios que venham a ocorrer, se ele for para o segundo turno, mas não consigo enxergar opção melhor. Dória? Nem o PSDB avaliza. Marta? Como disse meu amigo Adauto, parece que embotocou o cérebro. Russomano, candidato com ficha suja, não vou nem comentar. Nenhum deles tem um projeto de cidade que faça sentido ou me seduza. Entregar nossa cidade nas mãos dessas pessoas em nome de “não votar no PT”, para mim, parece uma saída fácil, uma “lavada de mãos”.

Nessa São Paulo, que a manicure me contou que gasta menos tempo no ônibus, que se pode marcar hora fazer uma consulta médica, que estimula o desenvolvimento rural sustentável, que eu posso me deslocar de bicicleta, que minha filha diz que quer ir de novo naquela rua grande que fecha (a Paulista), que eu me sinto em casa e quero morar. Eu amo essa São Paulo mais humana, que conheci nos últimos quatro anos. Por isso acredito que esse projeto deve continuar e digo “Fica Haddad”.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Mario Rocha said, on 02/10/2016 at 13:47

    Em primeiro lugar tenho muito orgulho de ter participado da criação e da vida do PT até o primeiro ano do governo Lula.
    Em segundo não aceito o rótulo de ser anti-PT. Sou anti-tudoqueédesonestocorruptoeincompetente em qualquer atividade humana, principalmente a atividade política que é das mais importantes na vida.
    Os partidos não têm atualmente mais nenhum significado na vida política brasileira. Ainda existem alguns políticos que destoam da lama dominante pela sua integridade, competência e honestidade. Acredito que, para você, Haddad seja um deles. Tenho minhas dúvidas e críticas.
    Seus argumentos são sérios e concordo com eles.
    Nesta minha última eleição como eleitor obrigatório e obrigado por lei, votarei em Erundina, a melhor prefeita que já vi governar São Paulo. Ela pra mim é um dos poucos que sobram.
    Nas próximas eleições tentarei participar de algum movimento ou campanha que incentive o povo a não comparecer às urnas como forma de protesto e luta contra o sistema eleitoral brasileiro completamente falido. Votar nulo ou em branco ou justificar é aceitar o sistema eleitoral. Não comparecer e depois pagar a multa devida é rejeitá-lo por completo. No dia em que mais de 50% dos brasileiros obrigados a votar não o fizerem, todos no mundo verão que algo está errado.
    Finalmente tenho muito orgulho da filha que enviou esta carta, assim como dos outros seis filhos.
    Te amo
    Pai


Deixe um comentário

