tijoloportijolo

MENOS é MAIS

Posted in Uncategorized by tijoloportijolo on 26/03/2012

Le Corbusier foi umas das figuras chaves do movimento moderno da arquitetura. Um arquiteto que se colocava claramente contra rebuscamentos. Ele almejava arrancar a arquitetura de seu impasse estilístico, buscando formas que fossem tão modernas e revolucionárias quanto o novo século, a era da máquina. Para esse arquiteto, a beleza estava na intenção, na proporção, na geometria que combinava retas e formas puras.

Ano passado, tive o privilégio de estudar História da Arquitetura com a professora Joana Mello. Interessada, dedicada, inteligente e exigente, ela nos fez viajar pela história da formação da arquitetura moderna, analisando os principais movimentos que o precederam e o constituíram e os arquitetos que se destacaram durante esse período.

Em uma de suas provas tínhamos que escolher um arquiteto e uma de suas obras para dissertar  sobre sua importância na constituição do movimento moderno. Eu escrevi sobre Le Corbusier e sua obra Villa Savoye. O resultado do trabalho agradou bastante a mim e a professora. Por isso queria dividir com vocês a pequena tese e uma linha do tempo sobre a vida e obra do artista. Façam bom proveito!

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Jéssica Neves said, on 16/06/2012 at 21:53

    Oi Guega! Acabo de encontrar seu blog! Interessante, eu fiz 1 ano de Publicidade antes de mudar para Arquitetura! hehe São duas áreas fantásticas mesmo. Vou ler seu texto sobre a Ville Savoye. Só atentei para um detalhe: ainda que o Le Corbusier tenha sido o pai do minimalismo, onde o “menos” é “mais”… o verdadeiro autor da frase “Menos é Mais” foi o Mies Van Der Rohe! Enfim, só pra que não fique nenhum equívoco pra quem ler o seu texto =)

    Um abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: