tijoloportijolo

podem cortar a luz!

Posted in Uncategorized by tijoloportijolo on 02/03/2011

Hoje eu estava tomando café da manhã e lendo o jornal tranquilamente quando o interfone tocou e o porteiro me avisou que iam cortar a luz de casa. Eu fiquei atônita, até onde eu sabia, a conta estava há muito tempo em débito automático, portanto aquilo deveria ser um engano. Conversando com o cara que recebe para cortar a energia da casa dos outros descobri que havia uma conta pendente no valor de R$20,86, de junho/2008. E o pior, que havia um lembrete dessa dívida nas contas recentes, mas como as letras são pequenas, eu não tinha me dado conta disso.

Eu pedi para fazer o pagamento na hora, já que tem uma agência bancária aqui do lado, para evitar o corte e todo transtorno que poderia ocorrer. Percebendo meu desespero, o tal homem me ofereceu a seguinte “ajuda”. A senhora paga a conta até o fim do dia e acerta comigo a taxa de religação de R$ 50,00. Eu não corto a luz e dou baixa no sistema. Ele ainda justificou. Eu mesmo vou ficar sem receber a minha comissão pelo serviço, esse é o valor que meu chefe recebe da Eletropaulo para cortar a luz, e eu tenho que repassar para ele.

Confesso que minha primeira reação foi fingir que eu estava acreditando na sua boa vontade e pagar os malditos cinqüenta reais para esquecer o problema rapidamente. Mas ainda bem que eu tive que subir no meu apartamento para pegar dinheiro, só tinha quinze reais na carteira e pude pensar duas vezes. Então, eu interfonei para o porteiro e disse. Pode mandar cortar a luz. Vou resolver a coisa do jeito certo.

Fui até a loja mais próxima da Eletropaulo para fazer o pagamento da conta e pedir a religação que custou R$ 36,00 (taxa de urgência de 4h, se fosse a normal para religação em 24h, seria R$ 6,00). Gastei ao todo uma hora para resolver a questão e quando cheguei em casa, no fim do dia, a energia tinha realmente voltado. Ufa!

Para mim foi uma pequena lição de que vale a pena gastar um pouco de tempo para ser honesta. Estou cansada de reclamar e ver pessoas ao meu redor reclamarem da corrupção dos políticos e fazer o mesmo em seus pequenos gestos do dia a dia. E a desculpa, na maioria das vezes, é evitar o trabalho ou o tempo dispendido para fazer a coisa do jeito certo, pois só os idiotas, CDFs fazem assim. No dia em acreditarmos que o tempo gasto com uma pequena atitude ética é mais importante do que outras milhões de coisas que fazemos no nosso dia a dia, poderemos mudar esse país.

E o que isso tem a ver com arquitetura? Tudo. Os bons arquitetos planejam boas cidades para bons cidadãos.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Ricardo said, on 18/05/2011 at 11:47

    Perdão dei um send sem querer, agora vai.
    Guega – parabéns! Sábia decisão.
    O caminho que à 1a vista parece mais fácil, muitas vezes (além de menos ético) resulta em um caminho mais dificil, pois um monte de jeitinhos como este geram esse caos de injustiças em que vivemos e o preço volta em dobro para todos nós. Recomendo muito assistir o TEDx do Fábio Barbosa, de quem eu sou fã e já vi essa ‘aula’ dele pelo menos umas 4 vezes. É justamente sobre esse tema e é lapidar, irretocável. Invista mais esses 15 minutos para ouvir essa aula de civilidade e da verdadeira brasilidade, não do gersonismo que impera por aí e que tão analtecido na nossa sociedade onde o “esperto” é “o cara”. Boa aula:
    http://www.tedxsaopaulo.com.br/fabio-barbosa/


Deixe um comentário

