tijoloportijolo

voy de bici

Posted in Uncategorized by tijoloportijolo on 20/02/2011

Acabo de voltar de uma viagem de 20 dias entre Portugal e Espanha. Foi incrível ver ao vivo muitas coisas que eu estudei na faculdade esse ano, como cidades medievais muradas, a Sagrada Família de Gaudi, o pavilhão da Alemanha em Barcelona de Mies Van der Rohe e a arquitetura Manoelina, mas não vou falar disso agora.

Nesse post, vou falar de uma coisa que me chamou muito a atenção na Espanha: o uso da bicicleta como transporte público e opção de lazer, pois eu sempre que posso, dou umas pedaladas aqui em SP, na fazenda ou na praia.

Em Barcelona existe o Bicing, um novo meio de transporte que complementa o transporte público tradicional, e tem a finalidade de cobrir pequenos trajetos diários dentro da cidade. São 401 estações, próximas às estações do metrô, de trem e de estacionamentos públicos, com um total de 6.000 bicicletas. Não se trata de um sistema público de aluguel para uso recreativo ou turístico. Só quem vive na cidade pode usar, e o sistema de pagamento pune quem devolver a bicicleta depois de duas horas. Calma, para turistas, há outras opções para alugar bicicletas, há passeios guiados pela cidade, e as ciclovias  são abertas a todos. Vimos muito gente usando essas bicis em Barcelona, mesmo estando frio e alguns dias chovendo. O mais impressionante é que elas eram sempre retiradas, usadas e devolvidas com muito cuidado. Exemplo de uso do bem público como se fosse privado. Seria muito bom se no Brasil as coisas fossem assim.

Outra coisa bacana que está sendo muito divulgada lá (eu vi na TV) são as Vias Verdes. Desde 1993, o governo federal em conjunto com a iniciativa privada está transformando antigas linhas de trens desativadas em vias para uso exclusivo de cicloturistas, caminhantes e pessoas com mobilidade reduzida. Segundo texto do site “As Vias Verdes constituem um instrumento ideal para promover na nossa sociedade uma cultura nova do ócio e esporte ao ar livre, da mobilidade não motorizada. Representa um claro apoio à cultura da bicicleta, ao generalizar seu uso entre todos os cidadãos, desempenhando um importante papel educativo, em especial para os jovens.” Vi, nesse programa de TV, todo tido de gente usando essas vias. E além de promover o lazer das pessoas que usam as vias, o turismo está ajudando a desenvolver as pequenas cidades por onde as vias passam. Simples e fantástico.

Infelizmente estamos um pouco longe disso, mas no que depender de mim, como cidadã ou arquiteta farei o possível para estimular o uso da bicleta. E assim poder dizer mais: voy de bici.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: