tijoloportijolo

um ano de vida nova

Posted in Uncategorized by tijoloportijolo on 04/08/2010

Tabebuia avellanedae, ou popularmente conhecida como ipê rosa (São Paulo) ou piúva (Mato Grosso do Sul), é a árvore ilustrada acima. Quando a desenhei na estrada Parque do Pantanal, durante as minhas primeiras férias universitárias, pensei que ela seria a imagem perfeita para esse post. Talvez um pouco óbvia, não importa. Ela tinha acabado de florescer, no mesmo mês em que completei um ano de vida nova. E reflete toda a força e beleza desse momento.

Foi um ano intercalado de períodos muito difíceis e momentos de pura felicidade, desfrutando da nova liberdade e da companhia do Duda.

Nesse tempo, meu corpo teve que adaptar-se a um novo relógio. Novos horários de comer, de estudar, de lazer, de dormir. Parece bobo, mas não é. Nunca tive tanta insônia. Houve semanas em que eu dormia um dia sim outro não. Pesadelo! Por outro lado, acho que nunca havia caminhado no parque às 15h,num dia de semana. Durante o período do cursinho eu o fazia quase todos os dias. Um intervalo para voltar a estudar em casa, depois de ficar seis horas sentada na cadeira do Intergraus, que diga-se de passagem é um excelente curso.

Também nunca senti tanta fome. Estudar abre o apetite. Dá fome de adolescente. Fome de comer pão com Nutella no lanchinho da tarde. Essa parte foi boa, comi um montão e não engordei.

Outra coisa que eu reaprendi foi gastar e guardar dinheiro. Jamais fui uma mulher perdulária, mas a partir de certo momento na minha carreira eu não me preocupava muito em fazer contas, pois eu ganhava o suficiente para cobrir as minhas despesas e muitas vezes sobrava um pouco para poupar. Hoje, com uma renda muito reduzida, eu conto cada real que gasto e economizo sempre que dá.

Mesmo com tudo isso a boa notícia é que eu nunca pensei em voltar atrás. Nunca duvidei de que esse fosse meu caminho. Meu pai, que sempre diz coisas sábias nos momentos difíceis, me falou que essa mudança de vida era como se eu tivesse provocado uma batida de mim mesma contra um muro. Com muita força e velocidade. Tudo não passava de uma questão praticamente física. Eu precisava ter calma e paciência para que as coisas voltassem ao lugar. E mais uma vez, ainda bem, ele toda tinha razão.

Somando tudo, seguramente o saldo do ano foi muito positivo. O primeiro semestre na faculdade foi fantástico. Aprendi muito. Estudei muito história, um pouco de tecnologia, urbanismo e paisagismo, desenhei bastante, fiz algumas maquetes, conheci diversos projetos de profissionais renomados e me apaixonei definitivamente pela arquitetura.

E o melhor de tudo, tive três meses de férias e viajei como nunca. A última agência em que eu trabalhei defende o ponto de vista de que o tempo é a nova moeda. Eu acredito muito nisso. Hoje eu tenho muito menos dinheiro e muito mais controle sobre o meu tempo. E me sinto realmente rica.

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Lu Rodrigues said, on 01/10/2010 at 13:31

    Guega querida, ler seu blog me faz muito feliz. beijos da sua sempre admiradora Lu

  2. Pat said, on 29/10/2010 at 15:11

    Guega, querida amiga, o seu blog é realmente muito inspirador e eu acho que entendo muito o que voce está passando. Então… te fazendo companhia na nova vida, hoje é meu último dia de trabalho aqui na ONG. Também vou voltar a estudar, ter menos dinheiro e mais controle do meu tempo. Confesso que estou com medo mas também sinto que esse é o meu caminho e que não seguir esse instinto seria ir contra a natureza das coisas. Viva a beleza e a força do ipê rosa.
    Vamos no parque domingo então? ; 0 )
    beijos mil com saudades
    obs: a Lalu está realmente adorável! é claro que eu sou coruja mas voce vai ver…

  3. Ana Carolina Ramos said, on 29/11/2010 at 21:23

    Amiga, que desenho legal. Estou amando essa dedicação. Parabéns querida.

  4. fabrizio said, on 10/06/2011 at 1:42

    Gueguíssima, entrei algumas vezes no meio dos tijolos.
    adorei
    cortar a luz é uma bela pedrada!!!!
    mas e as novidadíssissimas
    e a casinha que voce está fazendo, bem dentro de voce?
    como vai ? precisando de mais espaço?
    beijos, beijos no Duda
    saudades, voces precisam vir aqui
    fabrizio

    • tijoloportijolo said, on 19/06/2011 at 18:36

      Oi querido, desculpe a demora em responder. A casinha dentro de mim está crescendo. Uma delícia, estamos curtindo muito. Também estamos com saudades. Prometo que assim que voltar de férias vamos visitar vc no Tatini.
      Bjos

  5. Adriana Paula Oliveira Zveibil said, on 27/02/2013 at 17:52

    Olá Guega, adorei a ilustração! será que você permitiria que eu usasse a imagem para trabalhos do Movimento Mooca Verde? Explico: sou fundadora desse movimento que luta por áreas verdes e faz campanhas em prol de um desenvolvimento sustentável. A Mooca é uma bairro de São Paulo extremamente carente de áreas verdes, possui apenas 0,35m2 de áreas verdes por habitante, com trânsito caótico e tudo mais o que vc possa imaginar de ruim de uma grande cidade. Porém, tem uma história e pessoas incríveis que não merecem viver com essa péssima qualidade de vida. O Mooca Verde é um movimento que não tem ate o momento uma fonte de renda. Pensei em abrir uma ong, mas por uma série motivos (é difícil manter uma ong longe de pessoas que querem se aproveitar do dinheiro fácil que entra…) estou mais propensa em abrir uma empresa e correr o risco de não dar certo, pagar imposto e tudo mais e destinar parte da renda para o movimento. Caso vc me autorize, vou usar a sua imagem. Podemos estudar tb uma porcentagem do lucro para vc. Como preferir… abraço, Adriana Zveibil. Entre no face, curta a página e conheça mais sobre o Mooca Verde. http://www.facebook.com/MoocaVerde e http://www.moocaverde.com.br (o site ainda é só uma página … já já vai crescer!)


Deixe um comentário

