tijoloportijolo

do subsolo para o céu

Posted in Uncategorized by tijoloportijolo on 11/04/2010

Vinte anos atrás, como muitos adolescentes, eu tive que fazer uma escolha muito difícil: escolher uma carreira. Naquele momento, também como muitos adolescentes, eu não fazia a mínima ideia do que eu queria ser para o resto da minha vida. E para piorar a situação, eu não nutria nenhuma paixão particular que pudesse guiar minha decisão.

Considerando minha afinidade com as disciplinas humanas e meu talento para a comunicação (eu costumava escrever e encenar peças de teatro em festas de família), eu decidi estudar comunicação social e acabei me tornando uma publicitária.

Durante o período em que eu trabalhei na indústria da propaganda, eu tive muitas crises de consciência sobre a natureza e resultado do meu trabalho. Eu me perguntava, “Qual a contribuição daquilo que eu faço para as pessoas e para o mundo em que eu vivo?”, “O quanto eu posso aprender e crescer aqui?” e “Que outra coisa eu poderia fazer?” Responder às duas primeiras perguntas até que foi fácil: 1) Apesar de eu me esforçar muito para implementar ações de comunicações que fossem além de simplesmente vender produtos, meu trabalho poucas vezes fazia uma grande diferença na vida das pessoas. 2) Em dezessete anos trabalhando em grandes agências, eu cresci e aprendi muito, mas eu sempre sentia que eu precisava de algo diferente.

A resposta para a terceira, e mais difícil questão, começou a aparecer durante um curso que eu decidi fazer para exercitar minha criatividade: Design de Interiores, na Escola Panamericana de Arte. De repente, eu percebi que estava dedicando todo o meu tempo livre para conhecer mais sobre design e arquitetura e comecei a fazer projetos de interiores para parentes e amigos. O projeto que definitivamente abriu minha cabeça para uma mudança de vida foi a reforma do apartamento que eu e o Duda compramos para morar depois do nosso casamento. O dia em que entramos no apartamento pronto, eu olhei para ele e disse “Eu podia ter sido arquiteta.”

Desde aquele momento, aquela frase não saiu da minha cabeça e meu dia-a-dia na agência transformou-se num inferno. Eu sabia que eu estava no auge da minha carreira, eu trabalhava numa das três maiores agências do país, gostava e respeitava muito o meu chefe, tinha um equipe que me enchia de orgulho, parceiros na criação, atendimento e mídia especiais e um salário que muita gente poderia invejar, mas eu não conseguia segurar mais aquele desejo de mudança. Cada dia no escritório, cada hora numa reunião, era um sofrimento. Eu me sentia presa no interior de uma gaiola de marcas, benefícios e promessas, enquanto o que eu estava interessada era no mundo exterior das casas, edifícios, praças, parques e cidades.

Três meses antes de completar 37 anos, eu pedi demissão da agência e me inscrevi num curso pré-vestibular. Certamente algumas pessoas acharam que estava ficando maluca, mas a grande maioria delas me cumprimentou pela minha coragem e torceu para que tudo desse certo. O Duda foi o meu estímulo, meu suporte e meu padrinho da nova vida. Estou deixando de ser a publicitária Guega Rocha para me tornar a arquiteta Guega Rocha Carvalho. Sem o apoio dele provavelmente eu não teria conseguido enfrentar a dor e angústia que acompanham essa metamorfose. Foi muito difícil abandonar a segurança e estabilidade de uma carreria sólida e lidar com o desconhecido. Foi muito duro estudar seis meses como uma louca matemática, física, química, biologia, história, geografia, língua / literatura portuguesa, e linguagem arquitetônica para poder brigar por uma vaga numa boa faculdade de Arquitetura. Mas valeu a pena.

Na semana em que eu comecei a estudar na Escola da Cidade, a faculdade de Arquiteura e Urbanismo que tem a proposta pedagógica mais inovadora do Brasil, eu tive certeza que fiz a escolha certa. Em poucos dias percebi que estava aprendendo e crescendo de novo. Essa certeza me envolveu quando eu olhei a vista da cobertura do Edifício Copan, no meu primeiro passeio pelo centro da cidade . Eu senti uma sensação quase infantil de felicidade quando pensei “O céu é meu limite agora”.

Anúncios

23 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. joao gabriel said, on 12/04/2010 at 15:23

    Aeeeeeee! Que orgulho da minha ex-chefe-futura-arquiteta-da-minha-casa!
    Muito bacana o blog e toda a sua história.

    beijos!

  2. mari zampol said, on 12/04/2010 at 19:23

    estou vivendo com você este caminho – a ideia do blog nao poderia ser melhor. beijo carinhoso.

  3. Ana Paula said, on 13/04/2010 at 0:45

    Amiga, não é à toa que eu te chamo de Super-Guega.
    Segue em frente, e nas noites que você virar sem dormir desenhando, lembre-se das reuniões e da sensação de prisão da agência!
    Se a minha faculdade de arquitetura me consumiu, que nem levei tão a sério, imagine a sua!
    Você, como tem muita energia e não dá mole não, vai bombar.
    Seu apartamento é a prova do seu talento, estou torcendo por você.
    Duda, você acertou na aposta.

    bjs

  4. Roberta said, on 14/04/2010 at 17:19

    Gueguinha, vc é uma lição de vida.
    Consigo entender sua mudança. Vivi o mesmo processo quando o Joao Gabriel nasceu e abri mão do banco para fundar a Reserva de Idéias. Mas, minha motivação era muito, muito clara e forte: fiz questão de amamentar.
    Sua coragem de motivar sua mudança pelo desconforto interno e vontade de mudar é admirável!
    Te amo e nao tenho dúvidas de que a Vida irá te recompensar com completude.
    bj
    Ro

  5. Mario Rocha said, on 14/04/2010 at 18:51

    Mais uma vez, PARABÉNS!

    … e um baita ORGULHO de ter alguma participação em tudo isso.

  6. Luciana said, on 15/04/2010 at 13:17

    Guega!
    Me emocionei ao ler seu primeiro post!
    Parabéns pela coragem! Um grande beijo! lu

  7. Thais said, on 15/04/2010 at 18:04

    … quem te conhece sabe que esse é só o comecinho… muuuuitas realizações incríveis estão a caminho! parabéns pelo blog, está demais! beijo

  8. Duda said, on 16/04/2010 at 0:37

    Meu amor, para mim é uma aventura emocionante viver ao seu lado, observando de perto as suas realizações! Boto muita fé no seu talento e na sua determinação. Sei que você vai ser uma mega-arquiteta muito feliz!
    Beijos! TE AMO!
    Duda

  9. Dri said, on 16/04/2010 at 3:22

    Que incrível Guega! E eu que já te achava fudida antes… 🙂

  10. Beth said, on 16/04/2010 at 10:46

    ” A gente tem que sonhar senão as coisas não acontecem” Oscar Niemeyer

    Gueguinha!

    O que mais me orgulho de você é a sua capacidade, ousadia e competencia para tornar os seus sonhos realidade ! Tenho certeza que você será uma grande arquiteta!

    Todo o sucesso do mundo nessa nova empreitada!!!

    Beijos com muito amor!

    Beth

  11. Lu Rodrigues said, on 16/04/2010 at 20:45

    Você sempre nos inspirando. beijos da sua admiradora

  12. Larissa Paiva said, on 18/04/2010 at 21:55

    Guega,
    Ler teu post me dá incentivo para prosseguir quando a dúvida e receio surgem.

    Abraço e um super sucesso!

    Ah! Se eu precisar de uma arquiteta para assinar alguma mudança mais profunda nos meus projetos, posso te considerar? :o))))

  13. tijoloportijolo said, on 18/04/2010 at 23:09

    Meus queridos,

    Muito obrigada por todo carinho e força. O apoio de vocês me dá ainda mais segurança e vontade de continuar a trilhar esse caminho e dividir com vocês todas as experiências boas e ruins que vou encontrar. Beijos, Guega

  14. Pat Ruggiero said, on 18/04/2010 at 23:19

    Querida Guega,

    Simplesmente emocionante!!! Você é uma das pessoas mais fortes e autenticas que eu conheço e eu te admiro muito por isso. Eu tenho certeza que voce será uma super arquiteta mas como você mesma revela no seu blog bacanésimo, a recompensa já está em curso. Quando se é feliz caminhando, é porque o caminho está certo. Curta de montão sua facul! Estou muito feliz por voce! E muito orgulhosa da querida amiga!!! ; 0 )

    beijos, Pat

  15. Maite (irmã coruja!) said, on 20/04/2010 at 1:40

    Guê

    Eu não precisava nem falar o quanto TE AMO e o quanto eu sou orgulhosa de ter uma irmã tão inteligente, criativa e amorosa.
    Não tenho dúvidas do seu sucesso. Você nasceu para BRILHAR!!!
    E nós, eu, Fernando e sua sobrinha mais linda MAFE, estaremos sempre torcendo pela realização de todos os seus sonhos.
    Conte sempre comigo, pois estaremos sempre juntas!!!
    Com muito amor!!!

    Maíte

  16. Bilu said, on 22/04/2010 at 0:37

    Guega
    Se todo mundo tivesse essa coragem o mundo seria bem melhor.
    Nada como ir atras dos sonhos e poder realizar, me orgulho muito de você e sei que sera otima, como sempre foi em tudo.
    Bjs da sua tia que te ama muito

  17. Stanley said, on 27/04/2010 at 19:39

    Guega – te escrevo aqui da minha “gaiola” para dizer que achei essa mudança uma puta mancada. Pô vê só …. eu levo uma vida cercada de biólogos, artistas, ativistas, ceramistas e outros malucos beleza pés rapados, aí aparece uma amiga com claro potencial de ser Presidente Mundial da Thompson … era a minha chance de colar na banca, fazer um ‘aplication’ e poder largar o mundo empresarial e pode dar a minha “real contribuição para as pessoas e para o mundo”, de poder de fato “crescer e aprender”. Enfim, largar a vida corporativa e ser sustentado por uma mecenas (vc!), afinal todo milionário tem suas excentricidades. Mas … aí pessoa decide mudar a vida para dar “uma contribuição melhor para o mundo”, para “crescer e aprender” e vira bixete de arquitetura!!! Pô fala sério, agora é mais 10 anos até vc crescer na carreira de novo e ser convidada como Arquiteta-Chefe da construção da 4a Capital do Brasil em Roraima (notícia ainda não veiculada). Vê se nesta ocasião não vai mudar de novo de idéia e ajuda os irmãos que não tem tanta luz e coragem. Pô vamo socializá né!

  18. Myla Verzola said, on 28/04/2010 at 21:50

    Guega,
    me mandaram seu blog hoje. Que bacana! Tanto a nova vida quanto o blog. Muito sucesso pra você e tomara que você encontre o que foi buscar. Tenho certeza que você vai ser uma ótima arquiteta.
    Adorei.
    beijos, Myla

  19. Telma said, on 19/05/2010 at 3:00

    como já disse ene vezes por e-mail para vc : amei o blog ! alto astral , inteligência, enxuto, boas informações e luz no final do túnel ; muito divertido ler os comentários, principalmente desse tal Stanley , que não o Jordan espero… Guega, se não sou sua irmã, mãe, tia, sou sua super fã , ce sabe , portanto suspeitosamente me resta dizer Parabéns por tudo !! aguardo ansiosa pelo próximo post.
    bjs
    Telma

  20. Abel said, on 23/05/2010 at 9:19

    Guega, que bom vê-la construindo (reformando) sua vida com paixão. As coisas quando são feitas com emoção são muito importantes e certamente rendem frutos bem saborosos. Devia ter vido seu blog ontem, pois não contei quantas cervezas tomei e isso me deu uma mega ressaca! Da próxima vez levarei uma calculadora! Será útil também para estimar a quantidade de células adiposas acrescidas a cada gole e mastigada.
    Beijo grande e mande brasa nas linhas, curvas, volumes…
    Abel

  21. Claudia Lessa said, on 09/08/2010 at 21:53

    Guega,
    Que liindo o processo!
    E estimulante ver a riqueza dessa transformaçao fluente nos teus desenhos e na irradiaçao da escrita.
    A equaçao FocoXRenuncia (deixar a zona do conforto para enfrentar o novo) requer Muita CORAGEM e voce saltou antes de surtar. Muitos desperdiçam vida (tesouro maior) fazendo o que nao gostam por dinheiro ou comodidade.
    Coragem e fundamental!
    Beijos
    Claudia Lessa

  22. Thaysa said, on 30/11/2011 at 4:05

    Obrigada pelo seu texto! Só tive conhecimento agora, mas ele é como aquele preto básico: atemporal.
    Muitas felicidades para a sua vida.

  23. Jéssica Neves said, on 16/06/2012 at 22:01

    Nossa, parabéns mesmo pela sua coragem! Eu fiz algo parecido quando mudei pra arquitetura… mas não tive de abrir mão de tantas coisas como você pois eu ainda não tinha tantas conquistas acumuladas =) Imagino o seu sacrifício ao se dedicar ao vestibular depois de tanto tempo… Esse seu questionamento sobre como a Publicidade contribui para o mundo em que vivemos é muito verdadeiro! Fico feliz que você tenha se realizado nessa profissão tão maravilhosa que é a arquitetura!

    Um abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: